E se eu cair?

“‘[…] Mesmo que você e eu deixássemos de existir, dois e dois continuariam sendo igual a quatro.’

‘É, mas qual dois e qual dois fazem quatro? Acredito, Eugênio, que quase todo o tempo uma criança simplesmente não entende os números, como um gato ou um cachorro não entendem. Mas de vez em quando tenho de perguntar a mim mesmo: existe alguém no mundo para quem os números são mais reais?

‘Enquanto eu estava no hospital, sem mais nada para fazer, tentei, como um exercício mental, ver o mundo através dos olhos do David. Ponha uma maçã na frente dele e o que ele vê? Maçã: não uma maçã, apenas maçã. Ponha duas maçãs na frente dele. O que ele vê? Maçã e maçã: não duas maçãs, não a mesma maçã duas vezes, só maçã e maçã. Aí, vem o señor León (señor León é o professor da classe dele) e pergunta: Quantas maçãs, menino? Qual a resposta? O que é maçãs? O que é o singular do qual maçãs é o plural? Três homens dentro de um carro indo para os Blocos Leste: quem é o singular do qual homens é o plural – Eugênio, Simón ou nosso amigo motorista cujo nome eu não sei? Nós somos três, ou somos um e um e um?

‘Você ergue as mãos exasperado e posso entender por quê. Um e um e um fazem três, você diz e sou forçado a concordar. Três homens num carro: simples. Mas David não nos acompanha. Ele não dá os passos que nós damos para contar: um passo dois passo três. É como se os números fossem ilhas flutuando num grande mar negro de nada e a cada vez lhe pedissem que fechasse os olhos e se lançasse no vazio. E se eu cair? – é isso que ele pergunta a si mesmo. E se eu cair e ficar caindo para sempre? Deitado na cama no meio da noite, eu podia jurar às vezes que também estava caindo – caindo sob o mesmo encantamento que toma conta do menino. Se ir de um para dois é tão difícil, eu me perguntava, como vou fazer para ir de zero a um? De lugar algum para algum lugar: parecia exigir um milagre a cada vez'”

(A infância de Jesus, págs 268-269, J. M. Coetzee)

Leave a Reply

